8 de fev. de 2011

para não deixar de dizer...

como a gente é novo na escola, eles deram o trabalho mais leve pra gente, naquele dia lá em que fomos trabalhar, lembram?

teve gente que estava cortando grama, tirando mato que nasceu no meio dos tijolos, construindo armários, vasos, bancadas. pintaram as paredes, costuraram um monte de coisas, etc etc. um trabalhão. ha ha ha.....

------------------------------------

e hoje lá vamos nós lavar banheiros.
e talvez, essa semana, limpar a sala de aula.

------------------------------------

agora preciso explicar o porquê dessa trabalheira toda:
é uma escola independente. de acordo com o governo, as crianças de lá estão em homeschooling.
a escola não tem ajuda do governo e eles cobram muito pouco.
é caro, mas eles conversam. tem que pagar: quem não pode, tem que trabalhar. e, se todo mundo da sala pagou, os pais tem que se revezar pra manter tudo limpo.
e também tem os eventos, como os working bees, em que todo mundo tem que ir. o rodízio para limpar a sala de aula, também, em que todo mundo precisa limpar. tem reuniões de pais, onde se conversa e decide sobre o que vai ser feito, como, quando, por quem. tem reuniões da comunidade, onde todo mundo da escola vai e conversa sobre a escola no geral.
exige bastante dos pais, mas isso é bem explicado: logo na primeira entrevista (tivemos 3, por enquanto), a gente ouve sobre o que se espera da gente, como funciona a escola e tal.
não tem funcionário da limpeza, nem cozinheiros, nem nada disso para diminuir os gastos da escola e a taxa.

enfim, é uma escola que exige, mas que dá a liberdade da gente se expressar e exigir. é uma escola sem dono, porque é de todo mundo. e todo mundo cuida direito porque sabe que tudo o que está lá é seu.

eu achei o máximo.

4 comentários:

ju m. disse...

ufa, que combo! li uns 3 posts de uma vez só! :)

Simone disse...

é o mesmo princípio que temos na igreja e as pessoas não entendem porque "trabalhamos de graça". É que a questão de cidadania não é muito exercida no Brasil, né?! Daí qdo a gente faz algo que é para o nosso próprio benefício, é chamada de trouxa. Eu adoro ser trouxa.
bjs

Marli Pacheco disse...

Que bacana esta escola Tháis, adorei e vcs mantem o convivio com o ambiente em que estão as crianças.Maravilha!!!!!!!!!
Bjssssssssssssssssssss

Rosana Oshiro disse...

ai que delicia!
me adota com a familia para podermos ir morar ai tbem? ;)