25 de ago. de 2006

Orgânicos

Eu compro. Eu como. Eu dou pros meus filhos.

Por enquanto, só legumes e verduras. Pretendo começar a comprar frango, também.

As vantagens são inúmeras. O gosto é MUITO melhor (muito, mesmo), dura mais, não tem agrotóxico, faz bem pra gente, faz bem pra Terra.
Que agrotóxico faz mal, todo mundo sabe. Sabe, né? E que, mesmo lavando muito bem, deixando de molho no cloro e tal, 6% do veneno fica. Porque as plantas cresceram na terra com agroTÓXICO, receberam doses extras de agroTÓXICO, recebram fertilizante químico. Então, a coisa é funda, mesmo.
6% é pouco. Não é?
Mas eu prefiro não botar pra dentro nem isso. Nem nada.

A gente começou a comer orgânicos em Vinhedo. Comprávamos com a Boa Terra. Vinha as coisas que a gente pedia, um folheto explicativo com dicas, com as produções e receitas com as verduras e legumes da estação. Era uma delícia. Melissa comia umas 4 frutas por dia. Porque era gostoso.
Aí a gente veio pra Guarulhos. Procurei a revendedora da Boa Terra de Guarulhos e ela queria me cobrar um preço absurdo pra entregar. Não aceitei. Ficamos sem orgânico, mesmo.
Aí começaram as crises: minha dermatite atacou (e persistiu até eu começar a comer orgânico de novo), as crises de "viroses" das crianças, que vinham todo santo mês, a rinite do Bhuda. Demos um basta e encontramos a Alessandra, nossa revendedora atual. E pronto. Bastou. Acabou tudo. Faz 3 meses que a gente recomeçou nossa vida sem agroTÓXICO e as crianças pararam de ficar doentes, minha dermatite foi embora.

Eu, particularmente, sempre gostei de qualquer coisa que fosse menos prejudicial ao meio ambiente. E os orgânicos são. Eles plantam alimentos alternativamente, de acordo com a estação, e isso diminui o desgaste do solo; não usa agroTÓXICO, portanto, não polui; as plantações são, em geral, pequenas, de famílias, fazendo com que o respeito ao solo seja maior (porque as famílias dependem disso); as carnes orgânicas (não as bovinas e suínas brasileiras) tem um gosto melhor e são livres de hormônios injetados, o que é MUITO melhor e menos prejudicial à saúde. E o respeito com que a vida desses animais é tratada, é muito maior.

Orgânico é mais caro, sim. Mas é um investimento pra nossa saúde e pro futuro do nosso planeta.
Quem quiser saber onde encontrar, basta entrar nesse site: http://www.planetaorganico.com.br/qvbras.htm

Nenhum comentário: