30 de mai. de 2006

Night Walkers da Uganda

Que a situação da África é horrorosa, todo mundo sabe.

Eu estava ouvindo a TV enquanto fazia o jantar (e as crianças dormiam) e estava passando o programa da Oprah (GNT). Falava sobre a África.
Uma reportagem me fez ficar extremamente deprimida. Falava sobre os Night-Walkers. São crianças de todas as idades que, todas as noites, andam 2-3 horas toda noite pra chegarem em vilas protegidas. Eles dormem em qualquer lugar, em gaiolas, em casas abandonadas, nas escadas de igrejas, nas portas dos comércios. E andam de volta no dia seguinte.
Eles andam pra evitar que sejam seqüestrados pelo "The Lord´s Resistance Army", liderado por um monstro chamado Joseph Kony. Esse tal de Kony se diz Deus, e com isso ele se dá o direito a tudo. Eles seqüestram as crianças, torturam, fazem matar os pais, um irmão, qualquer ente querido, estupram e ainda as obrigam a virarem soldados.
Absurdo? Pois é.

E quem continua seqüestrando as crianças? Os soldados crescidos. Quem consegue sobreviver, sofre uma "lavagem cerebral" tão imensa que acaba acreditando que estão fazendo o certo. Também, o cara é Deus! Fora que, quem não faz o que mandam, morre. Uma hora isso acaba virando involuntário, do tipo "mandou, fiz".

E aí eu penso: que merda eu posso fazer?
Estou fazendo. Divulgando a história. Assinei o abaixo-assinado pra pressionar os EUA a ajudarem (não tinha pro Brasil).

Pra quem quiser, o site é: http://www.creativevisions.org/name/index.htm
Em inglês.

PS 1: Ainda tem muita coisa, mesmo fora da Uganda, abusiva. Genocídeo em Darfur (sim, aquela coisa do ER é real), violência contra mulheres no Congo, fome absurda em todo o resto do continente. Pra quem quer conhecer mais causas, no site da Oprah tem a URL de algumas ONGs.

PS 2: Pra quem está pensando "Pô, o Brasil também é uma merda! Vai ficar ligando pra África enquanto tem tanto pra ser feito aqui!" eu digo uma coisa: Tira a cara do umbigo.

PS 3: Eu ainda estou absurdamente transtornada. Se alguém tiver alguma idéia de fazer alguma coisa pra ajudar, por favor, fale comigo.

PS 4: Pra quem não quer ler, mas quer assinar o abaixo assinado (assinem, por favor), o endereço é esse: http://www.thepetitionsite.com/takeaction/421435363.

3 comentários:

Simone disse...

Que chocante! Acho que vc usou a palavra certa "transtornada". Cada dia eu me convenço mais e mais de que o homem é a pior espécie que habita o planeta. Você sabia que fora o homem, o único animal que mata outro da mesma espécie só por prazer é rato.

moça dos olhos d'água disse...

não dá pra se sentir medíocre pensando nisso? querendo um sapato, uma calça, reclamando de qualquer coisa e imaginando quanta gente não vive em condições miseráveis nesse mundo? eu continuo sem saber ao certo por onde começar... e me culpo por ainda estar parada. ah! eu vi o Jardineiro Fiel. chorei e fiquei dias arrasada. os nossos problemas... há! eles não são nada. beijos

chrys campos disse...

thais, compartilho com vc o mesmo sentimento de "querer desesperadamente fazer alguma coisa pra ajudar". depois q a gente eh mae e deixa de ser (um pouc) egoista, a gente passa a olhar em volta e ver tanto sofrimento, q o coracao sangra demais...
te juro, to pensando seriamente depois q as meninas crescerem um pouco, dar um mes da minha vida como voluntaria na africa. ongs pra isso nao faltam. vamos comigo?
(vc assistiu o hotel rwanda? eh de chorar mesmo...)